Sobre

O Projeto Emancipa Esportes com Joanna Maranhão é um desdobramento da sua ONG Infância livre com a Rede Emancipa. Essa parceria possibilitou ofertar aulas de natação e judô para crianças da rede pública, e também educação sexual como forma de prevenção a situações de abuso sexual.

A ONG Infância Livre tendo como missão combater a pedofilia através de suporte as vítimas e ações de prevenção, trabalha com duas vertentes:

  • Apoio a crianças de baixa renda que sofreram abuso sexual;
  • Palestras para crianças, adolescentes e jovens sobre a temática.

SOBRE O EMANCIPA

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que, desde 2007, constrói um importante trabalho voltado para a educação de jovens de escolas públicas, procurando construir uma educação crítica e engajada. As aulas são ministradas voluntariamente por professores já formados e estudantes universitários.

SOBRE O EMANCIPA ESPORTE

O Emancipa Esporte, nasce em Belo Horizonte, comandado por dois grandes nomes do Esporte Brasileiro. Na modalidade da natação é coordenado pela nadadora Joanna Maranhão, até hoje dona do melhor resultado na natação brasileira feminina em olimpíadas e recordista do ranking brasileiro em 8 provas olímpicas, tanto na piscina curta, quanto na piscina longa, tida pela crítica especializada como a mais completa atleta da história da natação brasileira. Já a modalidade do Judô, será coordenada pelo campeão mundial Luciano Corrêa, o segundo brasileiro a ganhar um título mundial no esporte.

SOBRE A MODALIDADE DE NATAÇÃO

A natação como um esporte que vem tendo destaque no cenário nacional, passa por um período de grande queda na formação de atletas e no número de clubes e crianças no período de formação. O legado e o know-how desenvolvido pela atleta Joana Maranhão, proporcionou a criação de uma a metodologia de formação desenvolvida pela nadadora, que contribuirá com a na formação social de crianças, adolescentes e futuros professores (as) de educação física, além do encaminhamento para o Centro de Treinamento Especializado da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

SOBRE A MODALIDADE DE JUDÔ

Já na modalidade de judô, o legado e o know-how construído pelo campeão mundial Luciano Corrêa, forma os atletas para dentro e fora dos tatames, por meio de as aulas que permitem o desenvolvimento das competências sociais, produtivas, cognitivas e pessoais dos atletas. Além dos valores como a disciplina, respeito aos mais velhos e ao próximo.

NOSSOS PLANOS

O projeto nasce com o conceito inicial de olhar para toda a cadeia produtiva do esporte, como forma de realizar um fomento sustentável, duradouro e de resultados expressivos no curto e principalmente no médio e no longo prazo.

Prioriza uma educação libertadora, que ofereça o máximo de instrumentos para que os atletas pensem as suas realidades de maneira crítica e emancipadora. Juntos, construímos um projeto político-pedagógico que vai além da modalidade esportiva, formando atletas para vida, com uma série de palestras em diversos temas, como: projeto de vida, higiene, nutrição, pedofilia, sexualidades e relações de gênero, diversidade étnico-racial, drogas e redução de danos, entre outros, visando combater influências sociais que possam prejudicar a formação destes atletas.

NOSSA EQUIPE

O projeto conta com uma equipe técnica-operacional de voluntários/as que colaboram para o sucesso. São eles:

JOANNA MARANHÃO

Natural de Recife, iniciou na natação aos 03 anos de idade e ainda nas categorias de base demonstrava talento e domínio técnico dos 4 estilos. Ingressou na seleção brasileira aos 14 anos e em seu primeiro campeonato internacional absoluto, garantiu índice para os Jogos Pan Americanos de 2003 em Santo Domingo. Especialista em provas de medley e meio fundo, Joanna é detentora do melhor resultado de uma mulher brasileira em Jogos OLÍMPICOS (5 lugar nos 400 medley em Atenas). Invicta nas provas de medley desde 2002, possui 8 medalhas em Jogos Pan Americanos, 8 recordes sulamericanos e 4 participações em Jogos Olímpicos.

LUCIANO CORRÊA

Graduado em Administração, MBA em Marketing Esportivo, Presidente da Associação Esporte Sem fronteiras, atleta de judô desde os 04 anos, integra seleção brasileira de judo desde 2001. Bronze mundial 2005 Cairo (Egito), Campeão Mundial 2007 Rio de Janeiro, Bi-Campeão Jogos Pan-Americano 2011/2014. Guadalajra/Toronto e Campeão Mundial Militar 2011(Rio De Janeiro). Foi 3º Sargento no programa de alto rendimento do Exército.

LUIZA VIEIRA

Luiza é graduada em Educação Física/Bacharelado pela UFMG e possui título de mestre em ciências do esporte, concedido pela mesma instituição. Possui experiência no ensino de natação, já tendo trabalhado no “Projeto de Atividades Aquáicas” da UFMG, por dois anos, com crianças iniciantes na modalidade. Atualmente atua como árbitra da Federação Aquática Mineira (FAM); como treinadora da equipe de natação da UFMG, desde 2014, auxiliar técnica da atleta Joanna Maranhão na temporada de 2017 e voluntária do projeto social Emancipa Esportes.

GABRIEL QUINAN

Graduado em educação física pela UFMG em 2003, mestre em ciências do esporte (2014) e doutorando em Ciências do esporte ambos pela UFMG.  Foi preparador físico do Minas Tênis Clube de 2002 a 2010, trabalhando com vôlei, tênis e natação.  Participou dos ciclos Olímpicos 2004, 2008, 2012 e atualmente trabalha com a atleta Joanna Maranhão e a Carolina Bilich. Já trabalhou com os nadadores Thiago Pereira, Rodrigo Castro, Daynara de Paula, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, Jessica Bruin e os tenistas  Marcelo Mello, Henrique Cançado, Márcio Torres. Atualmente trabalha na Metabólica e no Centro de Treinamento Esportivo – UFMG.

JOSÉ MARIA

Pediatra

LUCAS ANACLETO

Cardiologista, Médico do Esporte

SARA AZEVEDO

Licenciada Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará. Professora efetiva da Rede Estadual de Educação em MG. Já foi coordenadora setorial do programa segundo tempo em Belo Horizonte e hoje integra a coordenação nacional da Rede Emancipa.

JONATHAN FÉLIX

Administrador, Master Coach. Especialista em Psicologia e Orientação Profissional, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas com Coaching. Formou também em Liderança e Mobilização social no Instituto Elos, integrando a rede internacional de Guerreiros sem Armas, articulada em mais de 60 países com projetos de empreendedorismo social. Possui vasta experiência como facilitador, docente, orientador e instrutor de treinamentos em processo de desenvolvimento pessoal e profissional.